top of page
  • Writer's pictureAssessoria de Comunicação

Aprovada a pauta de reivindicações dos Padeiros de São Paulo com data-base em 1⁰ de novembro

Os padeiros de São Paulo aprovaram uma pauta com 102 reivindicações, em assembleia realizada na sexta, 25 de agosto de 2023, na sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, na Bela Vista.


A data-base da categoria é 1º de novembro, mas o Sindicato antecipou a mobilização para fortalecer desde já a equipe do Sindicato que negociará com os patrões. A pauta será entregue na segunda, 28 de agosto, ao setor patronal.



A categoria em São Paulo é formada por cerca de 70 mil trabalhadores (padeiros, confeiteiros, balconistas e outros profissionais do setor de panificação e confeitaria), de aproximadamente 6 mil padarias e empresas.


Alguns itens reivindicados: reajuste salarial (com 5% de aumento real), aumento do valor das horas-extras, valorização da PLR, aumento dos pisos salariais, R$ 450,00 no Dia do Trabalhador da Categoria (Dia do Padeiro, 13 de Junho), "quebra de caixa", convênio farmácia, redução da jornada de trabalho (para gerar mais postos de trabalho e qualidade de vida para a categoria), proteção e promoção da saúde menstrual, homologação no Sindicato, melhores condições econômicas para os jovens aprendizes, uniformes gratuitos, prevenção e combate aos assédios moral e sexual, igualdade salarial entre mulheres e homens.



"Tudo o que buscamos e fazemos para a categoria está dentro de um contexto político importante. Vamos negociar com muita mobilização o aumento real e a manutenção e a ampliação de direitos da Convenção Coletiva de Trabalho", disse Chiquinho dos Padeiros, presidente do Sindicato e da Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitarias e Padarias (Febrapan) e Secretário Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT.


Também se destaca a reafirmação do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, na Convenção Coletiva de Trabalho, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em defesa da vida e da preservação do meio ambiente.

246 views0 comments

Comments


bottom of page