Cacá Diegues, um importante cineasta brasileiro

Nesta sexta, 14 de fevereiro de 2025, morreu o talentoso cineasta brasileiro Cacá Diegues, aos 84 anos.
Diegues nasceu em Maceió, Alagoas, e veio ainda criança com a família para o Rio de Janeiro.
Estudante, fundou um cineclube, começou suas atividades de cineasta amador, dirigiu o jornal "O Metropolitano", órgão oficial da UME (União Metropolitana de Estudantes) e juntou-se ao Centro Popular de Cultura da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Foi um dos líderes do Cinema Novo.
Com participação na resistência intelectual e política à ditadura militar, Cacá Diegues deixou o Brasil em 1969, vivendo em exílio na Itália e França.
De volta ao Brasil, continuou realizando importantes filmes, ainda no período da ditadura e na redemocratização até os dias atuais.
"O Brasil tem vocação para construir uma cinematografia que seja para o século 21 o que Holywood foi para o século 20", Cacá Diegues.
Viva Cacá Diegues, o cinema nacional, a arte e a cultura!
Leia sua biografia e cinegrafia completa no site:

Filmes:
Cinco Vezes Favela; Ganga Zumba; A Grande Cidade; Os Herdeiros; Quando o Carnaval Chegar; Joanna Francesa; Xica da Silva; Chuvas de Verão; Bye Bye Brasil; Quilombo; Dias Melhores Virão; Um Trem para as Estrelas; Tieta do Agreste; Veja essa canção; Orfeu; Deus é Brasileiro; O Maior Amor do Mundo; 5x Favela, agora...; Rio de Fé; O Grande Circo Místico.
Comments