“Esse é um País que vai dar certo”, diz Chiquinho dos Padeiros

“Coisas deliciosas começam a acontecer no nosso País”, disse Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, no encerramento do Seminário realizado nos dias 7 e 8 de março de 2025, na sede da entidade (rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo), com participação da diretoria e assessoria e dos funcionários.
Chiquinho dos Padeiros, como é mais conhecido no movimento sindical e entre os trabalhadores(as), referiu-se à área da Cultura, em especial à obra cinematográfica Ainda Estou Aqui e à conquista para o Brasil do primeiro Oscar: o de melhor filme internacional. “Não é pouca coisa. Esse é um País maravilhoso, que vai dar certo, eu não tenho dúvida. Cada um fazendo a sua parte, isso vai acontecer. Nós estamos fazendo a nossa parte e assim vamos chegar lá!”.
8 de Março
O encontro também celebrou o Dia Internacional da Mulher, com muitas reflexões. “As mulheres continuam sofrendo muito nas mãos dos homens, a cada dia que passa, com um grau muito pesado de violência. Temos que nos mobilizar e dar o máximo de proteção às companheiras, todos os dias!”, afirmou Chiquinho.
Mudanças e apoio à categoria
Os participantes debateram a política nacional e internacional, as mudanças no Brasil e no mundo e o que tudo isso tem a ver com o dia a dia dos sindicatos. Em especial os que representam categorias mais humildes, como a dos padeiros, confeiteiros, balconistas e auxiliares em geral, que, segundo Chiquinho, é “mais ou menos o retrato da cara do povo de uma forma geral”.
Avalia Chiquinho: “esse povo vem sofrendo muito com o alto custo de vida, pois o que ganha em relação ao seu trabalho não dá pra se manter no dia a dia”. Apoiar o governo Lula, na busca por soluções e saídas para essa situação, também foi um dos pontos do debate.
Sobre a categoria que o Sindicato representa (padeiros, confeiteiros e balconistas e outros trabalhadores do setor de panificação e confeitaria), Chiquinho reafirma que ela trabalha muito, 24 horas por dia, para garantir a primeira refeição às famílias e aos trabalhadores(as), das mais diversas profissões, antes de irem para os seus respectivos trabalhos.
Chiquinho dos Padeiros critica os empregadores cada vez mais gananciosos, que “acham que ainda têm pouco e precisam de muito mais”. Quando uma minoria acha que precisa de muito mais, deixa a maioria do nosso povo cada vez mais pobre. “Isso não é uma coisa justa, não é uma coisa correta”.
Propostas de trabalho e saúde nos locais de trabalho
O Seminário aprovou uma série de resoluções e propostas de trabalho, de mobilização da categoria, de ação conjunta com outras categorias e de intensa atuação na área de saúde e segurança nos locais de trabalho, com destaque para as normas regulamentadoras NR-1, NR-5 e a NR-12, sendo que esta última, que fala de máquinas e equipamentos, foi basicamente construída dentro do Sindicato dos Padeiros de São Paulo.
“Conseguimos mostrar para a sociedade como ficam a mão, as mãos e o corpo de pessoas vitimadas por acidentes dentro das padarias e assim por diante”, lembra Chiquinho dos Padeiros. O Sindicato, aliás, faz campanhas permanentes de conscientização e denúncia, com materiais de comunicação e cartazes cujo slogan reafirma que “acidentes são inadmissíveis!”.
Para Chiquinho, há muito trabalho e muita luta. “Nosso pessoal demonstrou no Seminário muita disposição, sabendo o que tem que fazer, respirando um novo ar, para ir às ruas e às empresas, organizar e mobilizar os trabalhadores e dar a nossa contribuição para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária, que dê oportunidades para todas as pessoas de crescer, trabalhar, viver do seu suor, constituir as suas famílias e delas poder se orgulhar”, conclui.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Seminário do Sindicato dos Padeiros de São Paulo debate ações para a categoria em 2025
8 de Março: Sindicato dos Padeiros de São Paulo saúda o Dia Internacional da Mulher e destaca lutas, conquistas e desafios.
Ainda Estou Aqui: mais uma vitória histórica para a democracia no Brasil
Sindicato dos Padeiros de São Paulo atua para garantir saúde e segurança nos locais de trabalho
Sindicalize-se ao Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Comments