top of page

Basta de violência contra as mulheres e de feminicídio!

  • Writer: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • Dec 23, 2025
  • 2 min read

O presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Chiquinho Pereira, fez em vídeo um importante apelo às autoridades e à sociedade para acabarmos definitivamente com a violência contra as mulheres e o feminicídio. Confira na íntegra:


“Olá, meus amigos e amigas, eu sou Chiquinho, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo. Eu gostaria de falar sobre um assunto que está incomodando a sociedade, está incomodando muita gente há muito tempo. São essas questões: as mulheres que estão envolvidas de uma forma ou outra nos feminicídios.


Eu estou estarrecido de ver a violência, o grau de selvageria que se comete contra as mulheres.


Não é possível que o homem chegue a um ponto desse, de medir forças com uma mulher, batendo e, lamentavelmente, tirando a vida dessas mulheres.


O que é que está acontecendo? Cadê o crescimento das pessoas? Cadê a evolução das pessoas?


O que é que essa gente pensa que a mulher é o quê?


A mulher é exatamente igual a nós, do ponto de vista dos seus direitos, do ponto de vista da vida, de levar a sua vida.


E acabam acontecendo coisas que jamais se pode pensar: bater numa mulher, jamais se pode pensar em matar uma mulher.


Muitas delas são mortas na frente dos seus filhos.


Gente, nós temos que reagir a isso, a sociedade tem que reagir a isso,


As autoridades têm que tomar para si esse ponto, essa pauta que é extremamente importante,


Simplesmente porque nós estamos falando, primeiro, da vida e daquelas que nos dão a vida.


Então, o apelo que eu quero fazer aqui é, primeiro, às autoridades que têm a obrigação de conter essa selvageria. E, depois, à própria sociedade.


Nós temos que nos organizar e combater essa atrocidade cometida contra as mulheres.


Nós fazemos aqui os nossos atos, nós fazemos aqui as nossas reuniões e sempre colocamos em discussão essa questão do tratamento que muitos homens dispensam às mulheres.


E como tratar de forma racional, de forma humana. Quando se perde essa condição, ele apela para uma situação extremamente violenta, parecendo um animal selvagem, parecendo um bicho qualquer.


Então eu venho aqui pedir, apelar às autoridades e apelar à sociedade, que nos ajudem a acabar, a botar freio numa coisa que faz vergonha à humanidade, vergonha a nós homens, faz vergonha à sociedade brasileira, em se deparar com o assunto desta gravidade e, no dia seguinte, continua acontecendo, e, depois, também continua acontecendo como se não fosse nada, não fosse uma coisa importante.


É um pouco nessa linha que eu estou aqui gravando esse vídeo, apelando a você, apelando às autoridades e apelando à sociedade.


Nós temos que nos organizar e botar um ponto final nessa selvageria.


Eu agradeço muito a atenção de cada um e ficaria muito feliz se cada um pudesse fazer algo, alguma coisa para ajudar a acabar com essa atrocidade cometida com nossas companheiras e assim por diante. Muito obrigado e boa tarde!”.



Chiquinho Pereira

Presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo

bottom of page