top of page

Brasil contabiliza 1.470 feminicídios em 2025

  • Writer: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 7 days ago
  • 2 min read

Segundo um levantamento parcial do Ministério da Justiça, de janeiro a dezembro de 2025 ocorreram 1.470 assassinatos de mulheres (feminicídios) no Brasil.


Uma média de quatro feminicídios por dia, número que pode aumentar após a consolidação total das informações do Ministério da Justiça.


Portanto, desde quando foi criada a Lei do Feminicídio, em 2015, o ano passado foi recordista de mortes de mulheres em contexto de violência doméstica e familiar ou de gênero.


O que fazer?


Para o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, a sociedade brasileira precisa se envolver nesta luta com mais firmeza, denunciando e participando de ações em defesa da vida e da segurança das mulheres.


"Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada", afirma Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato.


Vale reforçar uma importante conquista de 2024, quando o presidente Lula sancionou uma nova lei que tornou o feminicídio crime autônomo e agravou a sua pena e de outros crimes praticados contra a mulher. 


Condenados por assassinato contra mulheres motivado por violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher terão pena mínima de 20 anos e pena máxima de 40 anos.


Divulgar o número 180 (Central de Atendimento à Mulher) é também muito importante. O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com diversos atendimentos.


Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.


Basta de feminicídio!


Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, com informações divulgadas na Imprensa e órgãos do governo federal.

 
 
bottom of page