top of page

Breve retrospectiva 2024 do Sindicato dos Padeiros de São Paulo

Writer's picture: Assessoria de ComunicaçãoAssessoria de Comunicação

Updated: Dec 31, 2024



Na linha histórica de seus 94 anos, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo manteve em 2024 sua tradição de mobilizar diariamente a categoria dos padeiros, confeiteiros, balconistas e demais profissionais do setor de panificação e confeitaria. 


Em destaque nas campanhas salariais no ABC (data-base em junho) e em São Paulo (data-base em novembro), com as conquistas dos reajustes salariais, com ganhos reais acima da inflação, os avanços de benefícios e a manutenção dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, com direitos superiores à legislação/CLT. Também em ação as campanhas do Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e do Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata) e contra as práticas antissindicais.  


Presidido por Chiquinho Pereira, o Chiquinho dos Padeiros, o Sindicato continuou atuando forte na qualificação profissional, por intermédio dos cursos em sua Escola de Panificação e Confeitaria, nas atividades de lazer em sua Colônia de Férias de Caraguatatuba, nos serviços jurídicos, médicos e odontológicos oferecidos aos sócios(as), na divulgação dos jornais e boletins A Massa (para informar e mobilizar a categoria nas empresas e padarias) e nos posicionamentos públicos em defesa da democracia e do desenvolvimento do País.


Foto: José Cruz/Agência Brasil

8 de janeiro de 2024 - Sindicato dos Padeiros de São Paulo saúda o Ato Democracia Inabalada, em Brasília, e reafirma o seu compromisso com a democracia e o desenvolvimento sustentável com igualdade de direitos para o povo brasileiro e respeito à Constituição Brasileira.


Se ao menos Alcyone acordasse, Joan Rodriguez (1989)

10 de janeiro de 2024 - Jornal A Massa entrevista a Dra. Tânia Ferraz Alves sobre “Depressão, seus sintomas, medicação e tratamento” https://www.padeirossp.com/post/o-jornal-a-massa-do-sindicato-dos-padeiros-desão-paulo-entrevista-a-dra-tânia-ferraz-alves-sobre.


31 de janeiro de 2024 - Novo apagão de energia em São Paulo. Sindicato dos Padeiros publica matéria no Jornal A Massa questionando privatizações que causam desemprego, não realizam investimentos nem atendem devidamente a população.


8 de Março - Dia Internacional da Mulher


27 de março de 2024 - Aprovada a pauta da campanha salarial dos Padeiros do ABC com data-base em 1º de junho.


13 de abril de 2024 - Sindicato debate folga quinzenal aos domingos para as mulheres, com presença do advogado e professor Clovis Renato, mestre e doutor em Direito e consultor jurídico na Conferência Internacional do Trabalho/OIT (Suíça). 


28 de Abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho - Nesta data, em 1969, nos EUA, morreram 78 trabalhadores em explosão de uma mina. O Sindicato dos Padeiros considera a data muito importante: honra a memória dos trabalhadores vitimados, gera reflexões sobre direitos e deveres e fortalece as ações contra os acidentes e as doenças profissionais. Do nosso lado temos a CIPA e as normas regulamentadoras, entre elas a NR-12 (segurança no trabalho em máquinas e equipamentos).


Arte: Derlon

1 de Maio - Dia Internacional do Trabalhador - Secretaria Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT, coordenada pelo Chiquinho dos Padeiros, realiza na Avenida Paulista, de 28/4 a 26/5, exposição com obras de arte alusivas às lutas e conquistas da classe trabalhadora.


20 de maio de 2024 - Aula inaugural dos cursos da Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato.


13 de Junho - Dia do Trabalhador da Categoria/Dia dos Padeiros - Os trabalhadores e trabalhadoras têm direito a abono salarial em reconhecimento a este dia, que é há vários anos uma conquista do Sindicato renovada anualmente nos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.


24 de junho de 2024 - Sindicato conquista para os trabalhadores(as) do ABC, com data-base em 1º de junho: reajuste salarial de 4,50% (incluso aumento real de 1,16%), avanços nos benefícios e manutenção das conquistas anteriores da Convenção Coletiva de Trabalho.


29 de junho de 2024 - 1º Arraiá Junino dos Padeiros na Colônia de Férias de Caraguatatuba.


1 de julho de 2024 - Ministério Público do Trabalho encaminha recomendação para que os contadores e escritórios de contabilidade parem imediatamente com as práticas antissindicais e condutas semelhantes. “As práticas antissindicais, que visam enfraquecer o movimento sindical, atuante e representativo, e reduzir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, violam a Constituição brasileira e inúmeras garantias internacionais. Portanto, os profissionais da contabilidade precisam tomar cuidado e aqueles que costumam adotar práticas antissindicais vão ser obrigados a parar com estas aberrações no mundo do trabalho imediatamente”, disse o presidente do Sindicato, Chiquinho dos Padeiros.


23 de agosto de 2024 - Aprovada a pauta da campanha salarial dos Padeiros de São Paulo e da Grande SP com data-base em 1º de novembro.



16 de Outubro - Dia Mundial do Pão e da Alimentação - Sindicato publica nota em que diz celebrar a data “para conscientizar a população sobre a importância do pão na alimentação saudável das pessoas e como um símbolo de luta contra a fome, a pobreza, as desigualdades e as injustiças sociais no Brasil e no mundo todo”.


27 de outubro de 2024 - 2º turno das eleições municipais. Assim como no 1º turno, 6/10, o Sindicato defendeu a participação e o voto com maturidade, responsabilidade e consciência social por uma cidade melhor, mais justa, igualitária e desenvolvida para todos! 


25 de outubro de 2024 - Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato realiza a certificação de conclusão dos cursos de qualificação profissional oferecidos, gratuitamente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, o SENAI e o SEBRAE.


30 de outubro de 2024 - Sindicato dos Padeiros de São Paulo e Ofner oferecem café da manhã para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celso Leite Ribeiro Filho, na rua Humaitá, Bela Vista, São Paulo. Esta parceria visa também contribuir com a reflexão sobre as questões de preservação do meio ambiente. A mesma atividade já havia sido realizada com os alunos da Escola Estadual Paulo Machado de Carvalho (15 de outubro), da EMEI Ângelo Martino (16 de outubro) e da Escola Estadual Drª. Maria Augusta Saraiva (17 de outubro).


14 de novembro de 2024 - Marcos Perioto, secretário do Ministério do Trabalho e Emprego, participa de debate no Sindicato sobre redução da jornada de trabalho, políticas públicas do governo Lula, desafios do movimento sindical e direitos da classe trabalhadora. 


14 de novembro de 2024 - Sindicato conquista para os trabalhadores(as) de São Paulo e da Grande SP, com data-base em 1º de novembro: reajuste salarial de 6% (incluso aumento real de 1,40%), avanços nos benefícios e manutenção das conquistas anteriores da Convenção Coletiva de Trabalho.


16 de novembro de 2024 - Sindicato dos Padeiros de São Paulo completa 94 anos.


2 de dezembro de 2024 - Sindicato posiciona-se em relação aos fatos apresentados pela Polícia Federal, que revelaram a macabra trama para matar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes (STF) e dar um golpe político no País, contra o Estado Democrático de Direito. “Nosso posicionamento é pela punição exemplar de todos os que estavam planejando estes crimes hediondos. Também repudiamos qualquer tentativa de anistia aos que planejaram e/ou participaram do 8 de janeiro de 2023, ou seja, da invasão à Praça dos Três Poderes em Brasília, da destruição do patrimônio público e da tentativa fascista de golpe contra o resultado das eleições e contra a democracia brasileira. Ditadura nunca mais!”.


12, 13 e 14 de dezembro de 2024 - Sindicato realiza na Colônia de Férias de Caraguá o Seminário de Planejamento e Organização para 2025, com dirigentes sindicais de vários estados de entidades filiadas à Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitarias e Padarias (Febrapan). Palestras com o professor Victor Gnecco Pagani, diretor adjunto do Dieese, sobre “Pacote fiscal do governo Lula, impactos sobre os direitos dos trabalhadores/as e formas de lutas a serem implementadas pelo movimento sindical”;  com o advogado e professor universitário Sérgio Pardal Freudenthal, especialista em direito previdenciário, sobre o tema “A Previdência Social que temos e a que precisamos”; e com o advogado Clóvis Renato, doutor em Direito com tese sobre os direitos fundamentais em âmbito sindical, sobre os temas “Processo FGTS”, “Folga quinzenal para as mulheres/processos judiciais” e “Técnica e estratégia das negociações coletivas”.

As entidades também se posicionaram contra o aumento da taxa Selic para 12,25% ao ano. Juros altos impedem um “crescimento mais robusto da economia brasileira e, consequentemente, dos setores produtivos que poderiam gerar mais empregos de qualidade para a população brasileira, com efeitos positivos na distribuição de renda e na qualidade de vida do nosso povo”.



Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo 

84 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page