top of page
  • Writer's pictureAssessoria de Comunicação

“Cidadania é ter direitos e trabalho decente”, Chiquinho dos Padeiros

“Cidadania é ter direitos e trabalho decente”, Chiquinho dos Padeiros

Os sindicatos têm uma participação ativa na conquista, no desenvolvimento e na preservação da democracia, do crescimento produtivo e dos direitos sociais, trabalhistas, previdenciários da classe trabalhadora.


Neste contexto, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo sempre está presente nas lutas pela cidadania, uma conquista diária, que deve ser respeitada em toda a sua abrangência: geração e manutenção dos empregos, dignidade salarial, saúde e segurança no trabalho e benefícios.


As Convenções e os Acordos Coletivos negociados e conquistados são essenciais e garantem um patamar básico de dignidade ao trabalhador e à trabalhadora. Mas o Sindicato dos Padeiros de São Paulo vai além e também contribui com a sociedade em outras áreas, inclusive na Educação.


Por exemplo, a nossa Escola de Panificação e Confeitaria oferece cursos de capacitação e qualificação profissional gratuitos para todos os interessados em crescer no setor. Assim, “cidadania é ter direitos e trabalho decente”, afirma Chiquinho dos Padeiros, presidente do Sindicato, que fez a abertura dos novos cursos de panificação e confeitaria na segunda-feira, 20 de maio de 2024.

A aula inaugural contou com a presença do diretor Valter da Silva Rocha, Alemão, secretário-geral do Sindicato, e a palestra do professor e especialista em formação sindical Lino de Almeida, que abordou o tema da cidadania e conhecimentos gerais.


Dentre os participantes do curso, José Aparecido da Silva, trabalhador da padaria Iracema e sócio do Sindicato desde janeiro de 2024, afirma que o Sindicato oferece oportunidade de melhoria em geral. “Eu valorizo muito a luta do Sindicato e todas as conquistas que conseguimos”. E afirma, “buscar conhecimento é sempre bom, tenho paixão por pães e quero crescer na profissão”.

Para Maria José da Silva Santos, trabalhadora da Wickbold, Diadema, sócia do Sindicato há menos de um ano, “o Sindicato luta por nós e, juntos, a gente forma uma força só. Uma andorinha só não faz ninho”. E diz que “há muitos anos tinha vontade de fazer um curso deste e não tinha oportunidade. Quero crescer na profissão. A gente estar sempre se qualificando e aprendendo é muito importante”.

O curso, uma parceria com o Sindicato da Construção Civil, o Sebrae e o Senai, acontece de segunda a sexta, das 10h às 14h e 16h às 20h. São aulas práticas de pães especiais e decoração de bolos e flores de açúcar com bicos de confeitar. A Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo está localizada na rua Major Diogo, 126, Bela Vista.


Mais informações:

Chiquinho dos Padeiros - (11) 99986.4848

Presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da Febrapan (Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitarias e Padarias) e Secretário Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT.


Telefone - (11) 3116.7272 ou pessoalmente no 1º andar da sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, na Rua Major Diogo, 126, Bela Vista, das 8h às 17h30.


Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo: Susana Buzeli - (11) 99446.8586


157 views0 comments

Comments


bottom of page