Meio ambiente e direitos humanos são temas da 11ª Exposição da UGT na Paulista
- Assessoria de Comunicação
- 1 day ago
- 2 min read

A 11ª Exposição da Paulista é gratuita, está localizada no canteiro central da Avenida Paulista, em São Paulo, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas, e pode ser apreciada até o final de maio, mês mundial de homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras.
O tema desta 11ª edição é “Cidades: Meio Ambiente e Direitos Humanos”, com 30 painéis criados pelos artistas Xadalu Tupã Jekupé e Pri Barbosa.
Xadalu é artista indígena urbano e denuncia em seus trabalhos a violência ambiental e o apagamento cultural dos povos originários.
Pri Barbosa é conhecida por sua arte que humaniza e poética dos direitos da população LGBTQIA+, das mulheres e das pessoas negras.

Painel de Xadalu

Painel de Pri Barbosa
Depois da Paulista, a exposição irá para a Vila Brasilândia e outros bairros, CEUs e instituições culturais.
"A arte nos encanta e nos ensina muito. Neste sentido, a nossa 11ª Exposição da Paulista contribui para inserir mais pessoas em debates e ações pela preservação do meio ambiente, contra as mudanças climáticas e pelo desenvolvimento econômico sustentável, com respeito aos direitos sociais e humanos e à diversidade", afirma Chiquinho dos Padeiros, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da Febrapan (Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitaria e Padarias) e Secretário Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT.
Vale lembrar que em novembro deste ano será realizada no Brasil, em Belém do Pará, a COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Também destacamos que o Sindicato dos Padeiros de São Paulo promove debates sobre a preservação do meio ambiente, inclusive com alunos de escolas públicas, e recomenda nos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previsto na Agenda Mundial definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 17 objetivos e 169 metas a serem adotadas até 2030.
Confira alguns objetivos da Agenda:
* Erradicação da pobreza.
* Energia limpa e acessível.
* Igualdade de gênero.
* Indústria, inovação e infraestrutura.
* Cidades e comunidades sustentáveis.
* Segurança alimentar e combate à fome.
* Trabalho decente e crescimento econômico.
* Água potável e saneamento.
* Redução das desigualdades.
* Ação contra a mudança global do clima.

Saiba mais sobre a Exposição, os artistas e as obras no site: https://expodapaulista.com/
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Comments