top of page

Mujica: um legado de simplicidade, resistência e democracia

  • Writer: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • 2 days ago
  • 3 min read

José Cruz/Agência Brasil


O Sindicato dos Padeiros de São Paulo lamentou o falecimento, aos 89 anos, na terça-feira, 13/05/2025, em Montevidéu, de José Alberto Mujica Cordano, o Pepe Mujica, presidente do Uruguai de 2010 a 2015.


“Sua trajetória foi marcada por coerência, humildade e firme compromisso com a justiça social, a democracia e a integração dos povos”, afirmou Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato e da Febrapan e diretor da UGT.


Filho de pequenos agricultores, Mujica nasceu em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, onde cresceu em bairro operário. Perdeu o pai ainda criança, aos 7 anos, e, na juventude, trabalhou como florista para ajudar nas finanças da casa.


O legado histórico, político e pessoal de Mujica é amplo, um dos mais importantes de nossa época contemporânea.


Foi um dos líderes do Movimento de Libertação Nacional (MLN) Tupamaro, de oposição ao autoritarismo que tomava conta do Uruguai e da América Latina, foi preso quatro vezes, duas das quais conseguiu fugir. Sua prisão mais longa se deu entre 1972, após sobreviver a seis tiros, e 1985, quando a democracia foi restabelecida.


Chegou a ficar numa solitária neste período; também foi torturado. Sobre a prisão, Mujica disse bem humorado que não enlouqueceu porque “já era louco”. Também declarou: “depois da pena de morte, a solidão é um dos castigos mais duros”.


Alguns anos após a abertura democrática, Mujica criou, junto a outras lideranças do MLN e outros partidos de esquerda, o Movimiento de Participación Popular (MPP), dentro da Frente Ampla.


Trajetória política


Nas eleições de 1994, foi eleito deputado por Montevidéu. Em 1999, foi eleito senador. Em 2005, tornou-se ministro da Agricultura, em 2009, foi eleito presidente do Uruguai (mandato 2010 a 2015).


A presidência de Mujica deixou marcas de avanços sociais e econômicos ao Uruguai. Em 2013, o Uruguai deu início ao longo processo que culminaria com a liberação da maconha no país. Além das transformações culturais e legais, a esquerda uruguaia, com Mujica e Tabaré Vázquez à frente, conseguiu fazer com que o PIB per capita crescesse três vezes, passando de 4.720 para 15.560 dólares.


Mujica foi um grande humanista e defensor do Mercosul (Mercado Comum do Sul), da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e da integração da América do Sul, da América Latina e do Caribe.


Grande amigo do Brasil, Mujica apoiou a nossa frente democrática que elegeu Lula presidente em 2022 e impediu a continuidade da extrema-direita no governo brasileiro. Em março de 2025, Lula encontrou-se com Mujica, durante ida a Montevidéu para participar da cerimônia de posse do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. “Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”, disse Lula na ocasião.


Mujica com Lula e Haddad na Avenida Paulista, em 2022. Foto: Ricardo Stuckert


Frases marcantes de Pepe Mujica


“Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.”


“O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir.”


“O que é que chama a atenção mundial? Que vivo com pouco, em uma casa simples, que ando em um carrinho velho, essas são as notícias? Então este mundo está louco, porque o normal surpreende.”


“Nós políticos temos que viver como vive a maioria e não como vive a minoria.”


“Pertenço a uma geração que queria mudar o mundo. Fui esmagado, derrotado, pulverizado, mas ainda sonho que vale a pena lutar para que as pessoas possam viver um pouco melhor e com um senso maior de igualdade.


“O casamento gay é mais antigo que o mundo...É uma realidade objetiva. Existe. Não legalizá-lo seria torturar as pessoas inutilmente.”


“Legalizar a maconha não é bonito, mais é pior ainda entregar as pessoas ao tráfico de drogas. O único vício saudável é o amor.”


“Não sou viciado em viver olhando para trás, porque a vida é sempre sobre o futuro e cada dia amanhece.”


“O poder não muda as pessoas, ele apenas revela quem elas realmente são.”


Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo

 
 
 

Comments


bottom of page