top of page

Sindicato dos Padeiros de São Paulo certifica alunos da 10ª turma do Projeto Padaria Artesanal

  • Writer: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • Dec 18, 2025
  • 1 min read

O projeto Padaria Artesanal, idealizado por Lu Alckmin, já está presente em 17 estados do País e tem contribuído para gerar trabalho, renda e inclusão social em inúmeras comunidades.


Nos cursos deste projeto, os alunos aprendem a fazer pães artesanais, enriquecidos e nutritivos, sem conservantes químicos, (re)qualificam-se para o setor de panificação, tornam-se multiplicadores e levam o conhecimento para outras pessoas, nas chamadas unidades descentralizadas.


No Estado de SP, o polo central do projeto é, desde março deste ano (2025), a Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, com a realização de 10 cursos e certificação de 204 alunos de 75 entidades/ongs.


Nas comunidades, com os nossos alunos multiplicadores em ação, foram certificados 950 alunos.


"É um orgulho ser parceiro deste projeto de amplo alcance social e ajudar a população, principalmente a das periferias", disse Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato, no evento de certificação da 10ª turma, realizado na quinta-feira, 18 de dezembro de 2025.


Chiquinho Pereira destacou outros importantes parceiros do projeto: Senai, Moinho São Jorge (doador de farinha de trigo) e doadores de kits (forno, liquidificador, fôrmas e mesa de aço) para as unidades descentralizadas.


"O nosso Sindicato completou recentemente 95 anos de lutas para a categoria, mas o social sempre foi um braço importante de nossa atuação contra as desigualdades, as injustiças, a pobreza e a fome. O nosso povo precisa e merece ter uma vida digna", reforçou Chiquinho Pereira para os alunos formandos da 10ª turma.



Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo

 
 
bottom of page