Sindicato dos Padeiros de São Paulo completa 95 anos de lutas e conquistas
- Assessoria de Comunicação

- Nov 16, 2025
- 2 min read
Updated: Nov 17, 2025

Fundado em 1930, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo completou neste domingo, 16 de novembro de 2025, 95 anos de lutas e conquistas. "Nosso Sindicato é histórico, bem organizado, representativo e atuante", diz Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato.
História - O Sindicato dos Padeiros de São Paulo é um dos mais antigos do Brasil. Foi fundado em 16 de novembro de 1930, mas em 1917 os padeiros já participavam ativamente da primeira greve geral no Brasil e, em 1920, um grupo de padeiros, no Largo General Osório, discutia as condições de trabalho da categoria.
Desde esta época, a entidade destaca-se por sua representatividade, com dirigentes e ativistas corajosos e uma exemplar trajetória de lutas e conquistas, em todos esses anos, para a categoria dos padeiros, confeiteiros e balconistas e demais trabalhadores do setor de panificação e confeitaria.
É um Sindicato com expressiva participação nas lutas gerais da sociedade brasileira contra os regimes autoritários e em defesa da democracia e do desenvolvimento do País, com geração de empregos de qualidade, distribuição de renda, justiça e inclusão social do povo brasileiro.
Em seus 95 anos, o Sindicato contribuiu com a criação da CLT e do 13º salário e com o avanço dos direitos trabalhistas e sociais na Constituição de 1988, a conquista da PLR, a redução da jornada de trabalho, a política de valorização do salário mínimo e, ao longo do tempo, inúmeros acordos, convenções coletivas, reajustes salariais, benefícios e melhorias nos ambientes de trabalho para a categoria. Parabéns a todos que ajudaram e aos que ajudam a construção do nosso Sindicato forte e representativo para a nossa categoria!

Ricardo Patah, presidente da UGT
Lu Alckmin, idealizadora do projeto Padaria Artesanal
Cláudio Blanc, escritor
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo



