Padaria Artesanal celebra no Sindicato dos Padeiros de SP parceria com o Confem-Fiesp para expansão do projeto
- Assessoria de Comunicação

- Jul 28
- 2 min read

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, presidido por Chiquinho Pereira, é também com a sua Escola de Panificação e Confeitaria o polo central do projeto Padaria Artesanal no Estado de São Paulo. Desde que tornou-se este polo, em 21 de março de 2025, já foram realizados três cursos.
No curso, com duração de 8 horas, os alunos aprendem a fazer dez receitas de pães artesanais, enriquecidos e nutritivos, sem conservantes químicos. Os alunos são representantes de instituições da sociedade civil que tornam-se multiplicadores e levam o conhecimento para outras pessoas das comunidades, para que também possam produzir pães artesanais, de forma simples, e comercializá-los.
Para o desenvolvimento deste importante projeto de qualificação profissional, empreendedorismo e inclusão social, idealizado por Lu Alckmin, são necessárias parcerias.
E mais um passo importante neste sentido foi dado na sexta-feira, 25 de julho de 2025, na sede do Sindicato dos Padeiros, com presenças do presidente Chiquinho Pereira, de Lu Alckmin e Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MIDC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), do vice-presidente do Sindicato, Pedro Pereira, e de Marcos Valério de Castro, coordenador da Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato, em uma produtiva e didática reunião com representantes do Conselho Superior Feminino (Confem) da FIESP.
Participaram: Marta Lívia, presidente do Confem; Ionara Lima, vice-presidente do Confem; Janaína Araújo, representante de Curaçau do Brasil – Secretaria de Turismo; Neia de Luca, diretora do Conselho de Saúde do Confem; Andrea Rocha Carvalho, JNR Logística – Trucker Inovações e Empreendedorismo Social, Confem Sorocaba, Elas na Indústria, vice-presidente Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região); Regina Mansur, Jurista Virada Feminina; Naura Schinaider, Voglia Produções Artísticas – RJ; Simone Vicente, presidente da Fundação da Indústria Diagnóstico de Imagem.
Após conhecerem o projeto, por intermédio de vídeo, apresentação em telão e exposição de Chiquinho Pereira e de Lu Alckmin, as conselheiras aplaudiram a iniciativa.
Marta Lívia, presidente do Confem, afirmou que o projeto é simples e muito objetivo. Confirmou também que, como parceira do Padaria Artesanal, a Fiesp doará, entre agosto deste ano e janeiro de 2026, insumos e 50 kits (forno, liquidificador, fôrmas e mesa de aço inox) para as chamadas unidades descentralizadas.
Nestas unidades, os multiplicadores – qualificados nos cursos no Sindicato dos Padeiros (polo central paulista) – repassarão o aprendizado de fabricação de pães artesanais para pessoas que residem em suas respectivas regiões, tanto da capital quanto de outros municípios paulistas. O Moinho São Jorge, que também apoia o projeto Padaria Artesanal, contribuirá mensalmente com 300 kg de farinha durante seis meses.
A 4ª turma será qualificada em curso no próximo dia 7 de agosto de 2025, das 8h às 17h, na Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato, Rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo, com certificação dos cerca de 20 alunos participantes como multiplicadores do projeto.








Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo



