Sindicato dos Padeiros de São Paulo certifica alunos da 11ª turma do Projeto Padaria Artesanal
- Assessoria de Comunicação

- 3 days ago
- 2 min read
Updated: 3 days ago

O projeto Padaria Artesanal, idealizado por Lu Alckmin, já está presente em 17 estados do País e tem contribuído para gerar trabalho, renda e inclusão social em inúmeras comunidades.
Nos cursos deste projeto, os alunos aprendem a fazer pães artesanais, enriquecidos e nutritivos, sem conservantes químicos, (re)qualificam-se para o setor de panificação, tornam-se multiplicadores e levam o conhecimento para outras pessoas, nas chamadas unidades descentralizadas.
No Estado de SP, o polo central do projeto é, desde março de 2025, a Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, com a realização de 11 cursos e certificação de 233 alunos, de 90 entidades/ongs.
Nas comunidades, com os nossos alunos multiplicadores em ação, milhares de outros alunos são qualificados e também recebem certificados de conclusão dos cursos.
"O Brasil é considerado um celeiro na produção mundial de alimentos. É muito triste dizer que, mesmo assim, existem pessoas com fome, crianças com fome. Estamos fazendo a nossa parte, ajudando as comunidades, com amor às pessoas e às crianças, e conscientes de que o que as pessoas querem é trabalhar, ter renda digna e uma vida melhor", disse Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato, no evento de certificação da 11ª turma, realizado na quinta-feira, 29 de janeiro de 2026.
Também presentes ao evento: Pedro Pereira, vice-presidente do Sindicato, Fábio Guimarães Teixeira, apoio técnico da equipe de mercado do Senai, Alessandra Pagiato e Marcos Roberto de Castro Padilha Filho, instrutores do Senai.
Além do Senai, o projeto Padaria Artesanal tem como parceiros o Moinho São Jorge (doador de farinha de trigo) e doadores de kits (forno, liquidificador, fôrmas e mesa de aço) para as unidades descentralizadas.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo



