top of page
  • Writer's pictureAssessoria de Comunicação

Solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul



Estamos solidários aos atingidos pelas enchentes o Rio Grande do Sul e apoiamos as doações e as iniciativas de envio de roupas, cobertores, calçados, produtos de higiene pessoal e de limpeza, água, alimentos (inclusive para os pets e outros animais) e outros produtos essenciais para a população gaúcha.


Esperamos que as medidas do governo federal, alinhadas com as dos governos estaduais e municipais, consigam minimizar o quanto antes esta trágica situação.


O momento é muito sensível, de comoção nacional, diante de uma calamidade que poderia sim ter sido evitada.


Há informações de que o próprio governador Eduardo Leite havia cortado ou alterado centenas de pontos do código ambiental do RS, sem estudo, sem análise, sem debates públicos, sem consultar especialistas, ambientalistas e pesquisadores, tudo para beneficiar interesses privados.


Vale lembrar que os 4 anos do desgoverno bolsonarista se confirmou como o de maior desconstrução da política de proteção ambiental brasileira. Incentivou a exploração predatória da natureza, afrouxou leis, sucateou órgãos de preservação ambiental, flexibilizou e reduziu multas por crimes ambientais, incentivou infratores etc.


Portanto, não podemos deixar de criticar e questionar:


* quem diz, por ignorância ou irresponsabilidade, que o aquecimento global e as mudanças climáticas não existem.


* quem destrói a natureza.


* quem apoia o desmatamento para “a boiada passar”.


* quem no poder não investe em prevenção de enchentes.


* quem no poder não destina verba para o enfrentamento dos problemas causados pelas mudanças climáticas.


* quem enfim é negacionista, oportunista e cruel com a vida das pessoas e com a natureza.


Precisamos de Educação Ambiental nas escolas, na mídia, no mundo do trabalho e no dia a dia de toda a sociedade. Catástrofes ambientais se constroem politicamente.


Precisamos, então, escolher melhor os representantes políticos que terão poder de decisão sobre os temas que afetam a vida de todos nós, inclusive as questões ambientais!

15 views0 comments

Comments


bottom of page