top of page

4ª turma do Projeto Padaria Artesanal é certificada no Sindicato dos Padeiros de São Paulo

  • Writer: Assessoria de Comunicação
    Assessoria de Comunicação
  • Aug 7
  • 2 min read

Updated: Aug 8

ree

Com presenças de Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Naura Schinaider, do Conselho Superior Feminino (Confem) da FIESP, e Renata de Souza Ramos, especialista da gerência de relações com o mercado do Senai/São Paulo, foi realizada nesta quinta, 7 de agosto de 2025, a certificação da 4ª turma dos cursos do projeto Padaria Artesanal, idealizado por Lu Alckmin.


No curso, realizado na Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato, Rua Major Diogo, 126, Bela Vista, São Paulo, com duração de 8 horas, os alunos aprenderam a fazer dez receitas de pães artesanais, enriquecidos e nutritivos, sem conservantes químicos.


Hoje os ensinamentos foram oferecidos pelas já multiplicadoras Vera Lúcia dos Santos, Estelamaris e Izilda Santos Souza. Também presente Marcos Valério de Castro, coordenador da Escola de Panificação e Confeitaria do Sindicato.


Foram certificados 17 alunos, de oito instituições da sociedade civil, que também serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas respectivas cidades, regiões e comunidades, para que mais pessoas possam aprender a fabricar os pães artesanais, se qualificar para o setor de panificação e/ou obter renda com a venda dos produtos.


Vale ressaltar que o Sindicato dos Padeiros de São Paulo é o polo central do projeto Padaria Artesanal no Estado de SP. O projeto já está em andamento em 14 estados brasileiros.


"É um projeto com grande alcance social, que faz parte do contexto histórico de lutas do nosso Sindicato contra a fome, as desigualdades e a exclusão social", diz Chiquinho dos Padeiros.


Naura Schinaider, do Conselho Superior Feminino (Confem) da FIESP, diz que se encantou com o projeto, por ser "uma oportunidade para as pessoas se desenvolverem, multiplicarem os conhecimentos e gerarem renda".


Renata de Souza Ramos, especialista da gerência de relações com o mercado do Senai/São Paulo, afirmou que é muito importante o Senai participar desta iniciativa e, referindo-se à mesa com os pães feitos pelos alunos no curso de hoje, disse que esta troca de conhecimentos "é uma riqueza!".


Os alunos agradeceram a oportunidade, disseram que vão ajudar suas comunidades e, no final da cerimônia, exibiram seus certificados junto à mesa com os deliciosos pães produzidos no curso de hoje.



Leia mais




Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo

Imagens:

Carlos Eduardo Prosdossimi e Daniel Cassano

 
 
bottom of page